IRAQUARA NO BAHIA QUE AGENTE GOSTA

A_bahia

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Suzana Durães disse:

    Boa noite. Gostaria de fazer uma correção no texto acima sobre Iraporanga.
    ” Desde a formação do povoado até hoje, a vila ainda é reconhecida pelo primeiro nome, Parnaíba. Pelo decreto-lei estadual de 1943, passou-se a chamar Esconso e em 1953 denominou-se Iraporanga. E ainda hoje seus habitantes preferem a primeira denominação.
    A comunidade foi distrito de Seabra até o ano de 1962, quando houve o desmembramento dos distritos de Iraquara e Iraporanga para constituir o novo município de Iraquara. ” IBGE
    Segundo contam, o nome Parnaiba é uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnaiba, deixada pelos bandeirantes que por aqui passaram atraídos pelo diamante. Sabe-se também que a palavra Parnaíba em tupi-guarani significa “lugar de muitas ilhas ou rio de águas barrentas”, o que também justificaria o nome da vila por estarmos cercados de vários riachos.
    Já o topônimo Iraporanga, em tupi-guarani significa “cumbuco de mel”.

    Suzana Durães

    • inpacto disse:

      Obrigado pela rica contribuição cultural. Faremos a devida correção. Mas, vale lembrar que o relato da matéria foi colhido de algum morador que, diante da sua explanação não detém seu conhecimento.

  2. GERUSA disse:

    QUANTAS PESSOAS SAEM PARA O ESTRANGEIRO ACHANDO QUE O MUNDO LÁ FORA É ESPLÊNDIDO, GASTAM O QUE PODEM E NÃO PODEM, NÃO SABENDO QUE POR BEM MENOS PODEMOS VER ADMIRAR AS BELEZAS DA NOSSA REGIÃO, MOREI UM ANO, PASSEI VÁRIAS FÉRIAS LÁ, E SE PUDESSE IRIA TODOS OS ANOS,SÓ SEI QUE É INDISCRITIVEL TODO AQUELE PARAÍSO, É MUITO FASCINANTE,NÃO SÓ LÁ , MAIS TEMOS REGIÕES QUE NÃO DEIXAM A DESEJAR NENHUM OUTRO PAÍS.É BRASIL,É BAHIA, TEMOS DE TUDO, É SÓ PREOCURAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *